segunda-feira, 19 de março de 2012

Morro do Canal - Aquecimento para Tucum "5 Estrelas"



Buenas pessoal da montanha, amantes de caminhada e admiradores da natureza!

Devido as correrias do dia-a-dia a postagem demorou mas vai ser em dose dupla!

Primeiro começaremos sobre a brincadeira no Morro do Canal.

Como de costume vale fazer uma introdução a respeito do local e algumas dicas.

Localizado no município de Piraquara, o Morro do Canal é a última elevação geográfica da Serra do Marumbi.

Com seus 1.370 metros de altitude é uma brincadeira para suar a camisa.
A trilha é muito bem conservada, partindo do Sítio do saudoso proprietário "Seu Zézinho".

Vale destacar que o "Seu Zézinho" é um velho amante da natureza, em especial amante da região e do Morro do Canal. Hoje com alguma idade, deixou o Sítio aos cuidados do filho que levam no peito os mesmos cuidados e paixões do velho homem amante da natureza.


O sítio é um legado de família. Ao tomar em mãos o local, o "Seu Zézinho" liberou a extração de pedras no local, contudo ao ver que a pedreira estava extrapolando limites de sustentabilidade, mando-os embora com máxima pressa.

O local hoje é bem conserva e possui uma ótima infra-estrutura para os amantes de caminhadas, montanhas e é claro, amantes da natureza!

Para chegar ao Sítio é relativamente fácil. Indo de carro você deve seguir pela BR-277 sentido praias e fazer o último retorno antes da praça de pedágio (fica a aproximados 150 metros da praça). Após fazer o retorno a primeira entrada à direita indica o caminho Trentino, é nela você entrará. Siga pela estrada principal até uma bifurcação em T. Na bifurcação siga à direita pela estrada principal. Você irá costear um grande lago represado. Siga as próximas bifurcações após o lago sempre à esquerda, principalmente quando houve uma placa indicando um pesque e pague. Após a estrada que o leva ao pesque e pague existem placas indicativas do caminho.

O sítio fica no final da estrada. Atualmente, por toda infra-estrutura, que abrange banheiros, lanchonete e estacionamento, está sendo cobrada a tarifa módica de R$ 5,00 (cinco reais). O local possui infra-estrutura para camping (consulte valores).

Bem, sabendo-se como chegar no local, vamos para a trilha!

A trilha pode ser considerada leve, contudo se trata de uma montanha, então para os menos preparados o leve pode se tornar pesado. Contudo o caminho é bem conservado, com muitos grampos e correntes que diminuem o esforço físico.

A trilha é muito bem demarcada. Por toda a trilha você poderá encontrar setas indicativas e fitas amarelas que apontam o caminho.

A duração é de aproximados 90 minutos para subir e aproximado 50 minutos para a descida.

Não existem fontes de água na trilha, então leve água em abundância.


Em geral não há segredo para traçar a trilha, é um local que consideram o mais experientes como uma passarela na montanha. Siga a trilha e chegará ao cume.

A vista do local é muito bonita, com vegetação rica em espécies. Aproveite para boas fotos, especialmente nos lançantes onde existem correntes e grampos.

Ao todo a trilha possui aproximadamente 12 amparos para a subida, entre correntes e grampos fixados na rocha.

Existem várias grutas no local, porém se você não estiver acompanhado de alguém que conheça muito bem o lugar não se aventure pelas fendas, pois é bem possível que você se perca e desencadeie uma dor de cabeça para você e para os outros. Permaneça na trilha e tome cuidado com algumas fendas, existem "pontes" para passar sobre elas.

No geral, é um local ótimo para ir com a família e estar em harmonia com a natureza e o Criador.

Vale lembrar aos amantes de escalada em rocha que o local possui boas vias, as quais raramente são frequentadas, contudo encontram-se bem conservadas e sempre livres!

Para subir aconselhamos uma mochila não maior do que 20 litros, casaco para o cume (venta bastante), boné, filtro solar, comida e tênis.

Gente é isso aí, espero que na próxima pernada você, leitor, esteja conosco!

Pé na trilha Curitiba! Melhor que estar em harmonia com a natureza é estar em harmonia com o Criador!


Grande abraço e boas pernadas para todos!

Seguem algumas fotos da equipe (Mário, Davi - Batizado, Rodrigo):



Início da trilha


Informações no início da trilha.


Rodrigo.


David e Mário.


Da esquerda para a direita: Mário, David, Rodrigo.


Marcações da trilha.


Uma das aproximadas 6 correntes.


Setas indicativas instaladas pelo COSMO.


Pedra do Hulk!


Pontes sobre fendas.


É uma bela queda.


Grampos e correntes.


David e o vigia.


Rodrigo.


Curitiba.


Litoral.


Mais uma das diversas correntes.


Vigia.


Mário e David.


Curitiba: Chuva. Litoral: Chuva. Canal: SOL!


segunda-feira, 5 de março de 2012

Acidente no Anhangava



Pessoal, o relato do morro do canal em breve ficará pronto. Os últimos dias tem sido muito agitados. Os preparativos para o Tucum "5 estrelas" estão a toda! A expedição será no dia 10 de março. Aguardem! Em breve os dois novos relatos estarão à disposição.

Por enquanto, segue notícia de uma fatalidade ocorrida no Morro do Anhan
gava. Lembrem, todo cuidado é pouco!

"Jovem é resgatado após cair em fenda no Morro do Anhangava

Homem de 24 anos fazia trilha com amigos quando se desequilibrou e caiu em um vão de oito metros. Ele foi resgatado de helicóptero e levado para o Hospital Angelina Caron.

Um jovem de 24 anos caiu em uma fenda de cerca de oito metros de profundidade enquanto fazia uma trilha com amigos no Morro do Anhangava, na Serra da Baitaca, em Quatro Barras, na manhã deste domingo (4). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele foi retirado do local com ferimentos leves e uma lesão na coluna. Ele foi resgatado de helicóptero e encaminhado para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

De acordo com o capitão Daniel Lorenzetto, que participou do resgate, o jovem estava com um grupo de amigos no local. Há duas trilhas que são acesso ao morro e os jovens usaram as duas. Quando estavam voltando, era preciso atravessar um vão. Nesse momento, o jovem pulou, se desequilibrou e caiu.

Para fazer o resgate, foram deslocadas dois helicópteros, um da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e outro da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, três bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), auxiliaram no salvamento."

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1230001&tit=Jovem-e-resgatado-apos-cair-em-fenda-no-Morro-do-Anhangava

Algumas informações acerca do resgate:


"Na manhã deste domingo a aeronave foi acionada para resgate de uma vítima que havia caído em uma fenda de aproximadamente 7 metros, no morro do Anhangava, a aproximadamente 4.692 ft de altitude.

Já na triagem da ocorrência foi informado que o local era de difícil acesso por terra, fato que ocasionou o acionamento de diversos órgãos especializados para este tipo de resgate.

Foram acionados o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), Grupamento Aeropolicial - Resgate Aéreo do Paraná (GRAER) e a Base Paraná da Divisão de Operações Aéreas (Base DOA-PR).

O GRAER auxiliou no transporte de bombeiros integrantes do GOST ao local com o Falcão 01. Os bombeiros do GOST a bordo do helicóptero da PRF, profundos conhecedores do conjunto de montanhas da região, auxiliaram a chegada da aeronave ao local.

Ao realizar pouso próximo ao local com o Patrulha 06, foi realizada ancoragem no gancho de carga da aeronave Bell-407 com mosquetões e cabo de 11mm duplo, restando aproximadamente 30 metros de comprimento.

Foi utilizada a técnica de McGuire para o transporte do Bombeiro do Gost, do Operador de Equipamentos Especiais da PRF e do material de resgate ao local onde a vítima se encontrava.

Foi utilizado uma maca Mamute, Ked, colar cervical, além de fitas, mosquetões e cabos para imobilização e ancoragem da vítima ao cabo preso a aeronave.

Foi realizado o transporte da vítima por aproximadamente 500 metros até local onde seria possível realizar o pouso e o embarque da vítima no helicóptero.

Na realização da técnica estavam a bordo três pessoas, mais a vítima e o OEE que estavam içados pelo cabo. Após a remoção da vítima foi retornado ao local para transportar o bombeiro que havia ficado no local na mesma técnica utilizada anteriormente.

A vítima, de 23 anos, estava com contusão lombar e pélvica, sendo removido ao Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul-PR.

A integração entre estes órgãos possibilitou que fosse atendida a vítima de maneira ágil e especializada, contribuindo para a recuperação do ferido."






A Lição:

Ainda que o local seja manjado e absolutamente tranquilo, todo cuidado é pouco. Acidentes são fáceis de acontecer! Medo, de forma moderada, é bom! Enquanto existir medo, de certa forma haverá "respeito" pela montanha, floresta ou qualquer outro lugar que seja. Uma dose adequada de medo faz com que o indivíduo tome suas decisões com maior cautela! Portanto, um punhado de medo e cautela são sempre indicados nesse tipo de atividade.

Abraço a todos! Uma ótima semana!