segunda-feira, 5 de março de 2012

Acidente no Anhangava



Pessoal, o relato do morro do canal em breve ficará pronto. Os últimos dias tem sido muito agitados. Os preparativos para o Tucum "5 estrelas" estão a toda! A expedição será no dia 10 de março. Aguardem! Em breve os dois novos relatos estarão à disposição.

Por enquanto, segue notícia de uma fatalidade ocorrida no Morro do Anhan
gava. Lembrem, todo cuidado é pouco!

"Jovem é resgatado após cair em fenda no Morro do Anhangava

Homem de 24 anos fazia trilha com amigos quando se desequilibrou e caiu em um vão de oito metros. Ele foi resgatado de helicóptero e levado para o Hospital Angelina Caron.

Um jovem de 24 anos caiu em uma fenda de cerca de oito metros de profundidade enquanto fazia uma trilha com amigos no Morro do Anhangava, na Serra da Baitaca, em Quatro Barras, na manhã deste domingo (4). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele foi retirado do local com ferimentos leves e uma lesão na coluna. Ele foi resgatado de helicóptero e encaminhado para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

De acordo com o capitão Daniel Lorenzetto, que participou do resgate, o jovem estava com um grupo de amigos no local. Há duas trilhas que são acesso ao morro e os jovens usaram as duas. Quando estavam voltando, era preciso atravessar um vão. Nesse momento, o jovem pulou, se desequilibrou e caiu.

Para fazer o resgate, foram deslocadas dois helicópteros, um da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e outro da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, três bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), auxiliaram no salvamento."

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1230001&tit=Jovem-e-resgatado-apos-cair-em-fenda-no-Morro-do-Anhangava

Algumas informações acerca do resgate:


"Na manhã deste domingo a aeronave foi acionada para resgate de uma vítima que havia caído em uma fenda de aproximadamente 7 metros, no morro do Anhangava, a aproximadamente 4.692 ft de altitude.

Já na triagem da ocorrência foi informado que o local era de difícil acesso por terra, fato que ocasionou o acionamento de diversos órgãos especializados para este tipo de resgate.

Foram acionados o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), Grupamento Aeropolicial - Resgate Aéreo do Paraná (GRAER) e a Base Paraná da Divisão de Operações Aéreas (Base DOA-PR).

O GRAER auxiliou no transporte de bombeiros integrantes do GOST ao local com o Falcão 01. Os bombeiros do GOST a bordo do helicóptero da PRF, profundos conhecedores do conjunto de montanhas da região, auxiliaram a chegada da aeronave ao local.

Ao realizar pouso próximo ao local com o Patrulha 06, foi realizada ancoragem no gancho de carga da aeronave Bell-407 com mosquetões e cabo de 11mm duplo, restando aproximadamente 30 metros de comprimento.

Foi utilizada a técnica de McGuire para o transporte do Bombeiro do Gost, do Operador de Equipamentos Especiais da PRF e do material de resgate ao local onde a vítima se encontrava.

Foi utilizado uma maca Mamute, Ked, colar cervical, além de fitas, mosquetões e cabos para imobilização e ancoragem da vítima ao cabo preso a aeronave.

Foi realizado o transporte da vítima por aproximadamente 500 metros até local onde seria possível realizar o pouso e o embarque da vítima no helicóptero.

Na realização da técnica estavam a bordo três pessoas, mais a vítima e o OEE que estavam içados pelo cabo. Após a remoção da vítima foi retornado ao local para transportar o bombeiro que havia ficado no local na mesma técnica utilizada anteriormente.

A vítima, de 23 anos, estava com contusão lombar e pélvica, sendo removido ao Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul-PR.

A integração entre estes órgãos possibilitou que fosse atendida a vítima de maneira ágil e especializada, contribuindo para a recuperação do ferido."






A Lição:

Ainda que o local seja manjado e absolutamente tranquilo, todo cuidado é pouco. Acidentes são fáceis de acontecer! Medo, de forma moderada, é bom! Enquanto existir medo, de certa forma haverá "respeito" pela montanha, floresta ou qualquer outro lugar que seja. Uma dose adequada de medo faz com que o indivíduo tome suas decisões com maior cautela! Portanto, um punhado de medo e cautela são sempre indicados nesse tipo de atividade.

Abraço a todos! Uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário